quarta-feira, maio 04, 2016

Eu sou egoísta, e você? •

Foto tirada do google.


Assunto polêmico o de hoje hein?! Afinal, quem é egoísta tem muita dificuldade em admitir, ou então prefere não se manifestar com medo das críticas. Por outro lado, tem aqueles que se dizem opostos ao egoísmo e adoram criticar os ditos "egoístas". Existe uma ideia de que o egoísta só age em benefício próprio, mesmo que isso implique em prejudicar alguém. Mas, aqueles que criticam os egoístas também agem em causa própria com medo de sofrer efeitos do egoísmo do outro. Mas o que me intriga é seguinte: pensar em nós mesmos é algo natural, ou um hábito que aparece com o tempo e de acordo com as experiências que vivemos?
O que é preciso é que fiquemos de olho em nosso comportamento para que não o deixemos atrapalhar o nosso convívio social, afastando os amigos e trazendo dificuldades para o nosso relacionamento. Eu reconheço: sou egoísta sim, e muito! E não vejo vergonha nenhuma em admitir isso. Afinal, é da nossa natureza humana errar, pecar, e claro, querer esconder isso como se fôssemos perfeitos. Mas não somos. E quanto mais tentamos esconder isso dos outros, menos temos a chance de mudar o que nos incomoda em nós mesmos, afinal, quando se esconde algo de alguém, em primeiro lugar, escondemos de nós mesmos. Sabe por quê tô falando isso agora? Porque algumas atitudes minhas começaram a me mostrar o quanto sou egoísta, mas não de forma exagerada... pequenos egoísmos do dia-a-dia que são egoísmos sim. Como por exemplo, vi uma menina no cursinho com uma sapatilha igual a minha, senti um treco, e percebi o quando sou egoísta por querer que tudo seja meu e só meu... por querer que ninguém tenha o que eu tenho sabe. Percebi que sou imperfeita e que sou fraca por isso... mas que posso mudar essas atitudes.
Mas sabe em quê eu sou mais egoísta? Com meu marido. Quero ele só para mim... o tempo todo só para mim. E esse egoísmo meu é o mais violento... não queria ser assim, mas sou. Não vejo o egoísmo apenas pelo seu lado ruim, e é claro que ele existe, afinal, quando somos egoístas, atraímos sentimentos ruins, afastamos as pessoas, e nos concentramos unicamente em nossos desejos, mas é preciso ponderar e olhar os dois lados desse egoísmo. Todos nós temos um pouco de egoísmo, pois tudo o que conseguimos até hoje é puro egoísmo. Vejo o egoísmo como uma forma de persistência naquilo que queremos, e é só persistindo que conseguiremos alcançar as coisas que almejamos, destarte, podemos deduzir que somos egoístas sim, afinal é essa força de persistência que nos faz alcançar nossos sonhos, e é só assim que teremos o melhor para nós. Sei que é contraditório, mas acho que, como eu vejo, as pessoas também deveriam ver o egoísmo como uma qualidade, afinal, ele é o meio para atingirmos nossos grandes objetivos em amplos sentidos.

E você, como vê o egoísmo? Se considera egoísta?


Até a próxima meus amores!

Beijinhos **

Um comentário:

  1. Eu vejo o meu egoísmo do mesmo jeito que vc citou no texto!! é complicado para as pessoas entenderem quando nos julgam dizendo que somos egoístas, sendo que isso faz parte do nosso ser; sermos egoísta por coisas que , como vc falou tem um lado bom, nos geram coisas boas, ai sim eu concordo; mais não gosto de pessoas egoísta quando olham apenas pra o próprio umbigo, e deixa de ajudar o proximo; acho que esse serio o lado ruim do egoísmo!!

    Ameei seu blog, já te seguindo linda; dá uma passadinha lá no meu ; espero que goste; ahh e se gostar não esquece de seguir também hein!!!

    Versos em Batom

    FanPage do Blog

    beijoos :*

    ResponderExcluir

ooi ooi amores,
Gostaram? Não gostaram? Querem me dar uma dica?
Fique à vontade, o blog é de vocês.

Beijinhos **