terça-feira, maio 07, 2013

Minha faculdade. •


Direito é uma ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes no país, de forma a tentar organizar as relações entre os indivíduos e os grupos na sociedade. O bacharel em direito tem a função de zelar pela harmonia das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público. 
O curso de direito forma profissionais responsáveis por entender, interpretar e executar as leis contidas na Constituição Federal. É um curso com duração de 5 anos, e suas disciplinas são bastante teóricas, exigindo do estudante muita leitura, concentração e capacidade de analisar e associar ideias. Nos primeiros 3 anos de faculdade, estuda-se matérias como ciência política, psicologia jurídica, sociologia, português, e algumas disciplinas ligadas diretamente ao direito, como Direito Penal, Direito CIvil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Administrativo, Direito Processual, Empresarial, Tributário, Eleitoral, Internacional Público. Nos últimos 2 anos, tem-se disciplinas mais práticas, levando os alunos a atuarem como profissionais da área. No último, o estudante faz uma pesquisa sobre um tema de sua escolha, relacionado a uma área de seu interesse, escrevendo uma monografia que segue normas estabelecidas pela própria instituição de ensino. Além dessa monografia, o acadêmico deve fazer um estágio obrigatório, e só depois disso estará apto a receber seu tão suado diploma. 
O Brasil é o país que possui o maior número de cursos de Direito, e estima-se que, em média, 100 mil bacharéis se formam todo ano em Direito.
Existem daus carreiras distintas para esse bacharel: ele pode atuar como advogado, ou seguir a carreira jurídica, atuando como advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia. Para ser advogado, é preciso passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Já o candidato a juiz, promotor ou delegado, precisa prestar concurso público. Para ser juiz, é preciso ainda,ter pelo menos 3 anos de atuação jurídica e ser aprovado no concurso público.
Amo o curso que faço, foi a minha escolha, o meu desejo. E a profissão que desejo seguir é a carreira da magistratura. Desejo prestar concurso para juiz, e se Deus quiser, vou ser aprovada e atuar de maneira justa, aplicando a lei ao caso concreto, de maneira imparcial e correta. Afinal, escolher um curso que lida com justiça é para quem deseja honrar verdadeiramente a classe daqueles que lutam para que esta justiça seja o objetivo maior de todos, e direito de toda e qualquer pessoa. Já estou no 6º período da faculdade, já faço meu estágio, e já está chegando a hora da tão temida monografia mas, quando se faz o que gosta e com boa vontade, nada pode dar errado. Enfim, que eu seja uma Excelentíssima Senhora Doutora Juiza de Direito, com a graça e a bênção de Deus.

Espero que tenham gostado do post, e que eu tenha ajudado alguém com o meu texto.

Até a próxima.

Beijo beeijo **




8 comentários:

  1. Obrigada pela visita já estou seguindo aqui tbm
    beijãooo

    ResponderExcluir
  2. Oi linda. Obrigada pela visita e seguir!
    Estou te seguindo também! :)
    Beijos

    http://bruh-correa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Uma profissão e tanto. Te desejo boa sorte. Saber aqueles códigos todos não é fácil .Aprovveito para convidar a todos para o sorteio de uma paleta da Sephora que vai acontecer la na minha fanpage. Beijos.
    sweetbulunga.com

    ResponderExcluir
  4. Bela profissão, te desejo SORTEE ! *.*
    Passando pra conhecer o blog e ameei, mt fofo :D
    Seguindoo lindona :)

    Minha Vida.

    Beeeijos :*

    ResponderExcluir
  5. retribuindo beijinhos!!
    http://meninassapekascomvc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

ooi ooi amores,
Gostaram? Não gostaram? Querem me dar uma dica?
Fique à vontade, o blog é de vocês.

Beijinhos **